terça-feira, 13 de junho de 2017

A situação do Rio Itapucuru é preocupante e revoltante! E grande culpa é do governo...


A população quer uma solução efetiva e inteligente já!


A situação crítica, preocupante e revoltante em que se encontra nosso amado Rio Itapicurú, é em sua maior parte do governo do estado da Bahia. O governador Rui Costa e seu antecessor, pouco se importaram com o Rio, mesmo já tendo achado barragens importantes prontas. Ao invés de fomentar o crescimento de nossa região, por meio da construção de novas barragens, ampliação das já existentes e a construção de novos meios de combate a seca, preferiu ignorar a estiagem que se prolonga há muito tempo. 

Culpamos o governo do PT, por essa situação preocupante do Rio Itapicuru porque o governador, ao invés de construir novos reservatórios em outras regiões, preferiu usar as barragens de Ponto Novo, Pindobaçu e também de Pedras Altas, pra distribuir abastecimento pra todo canto - inúmeras localidades receberam água do rio, quando qualquer pessoa com um mínimo de inteligência, saberia muito bem que o rio não daria conta. Mas, a Embasa, o Inema e outros órgãos que além de abandonar o rio às moscas, fechando os olhos pro desmatamento das matas ciliares, a erosão do rio e o abandono, pouco fez pela recuperação do rio. A barragem do Espanta Gado, após décadas de sua construção, nunca recebeu uma limpeza como mereceria e nunca foi ampliada. O povoado do Alecrim, sofre sem uma barragem e mesmo com protestos de sua população, que chegou a interditar a BR, o governador simplesmente ignorou o sofrimento daquele povo.

A coisa mais inconcebível e inútil que os agricultores viram órgãos do governo fazer, foi vir a nossa região quebrar pequenas barragens, como se isso fosse resolver alguma coisa. Na verdade pirou. Ai foi que secou tudo. As barragens nunca foi a causa da seca e sim o mal uso da água pela Embasa. Já atravessamos secas piores do que esta. Mas, o rio está seco, porque a o governo distribuiu a água do rio pra diversas cidades, sendo que o rio jamais daria conta, pois nossa região chove pouco...

A situação é preocupante e não vemos o governo estadual e nem o federal, tomar nenhuma atitude efetiva e inteligente pra resolver o problema...

Só temos a lamentar a morte do Rio amado Itapicuru e o abandono das autoridades, quando na verdade, deveriam revitálizá-lo. Há pouco tempo, vi o deputado Aleluia do DEM, anunciando que o dinheiro pra trazer água do São Francisco pra Bacia do Itapicurú, já teria sido aprovado! A pergunta é: porque não começam a obra logo?

Da Redação do C7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Google+ Followers