domingo, 7 de maio de 2017

O PSDB está baratinado com a ascensão de Jair Bolsonaro


PSDB x Bolsonaro


O PSDB está baratinado com a ascensão de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nas pesquisas presidenciais.
O impacto da Lava Jato sobre os velhos nomes do partido dividiu os tucanos sobre quais providências devem ser tomadas.
A partir de longa reportagem da Folha, O Antagonista organiza as opções ventiladas:
a) Defender que o PSDB reconheça "erros", em especial no financiamento de campanhas, com uma defesa enfática do combate à corrupção, numa estratégia de "retorno às origens éticas e ideológicas", nas palavras de FHC.
b) Defender seus líderes e a política, e resgatar sua história, como a implantação do Plano Real, para se apresentar como uma "opção viável" para a superação de crises políticas e econômicas.
Há cerca de um mês, pesquisas internas levadas ao comando da sigla mostraram que os eleitores passaram a buscar alguém que "tenha lado" e "fale o que pensa", como o prefeito paulistano João Doria, que apareceu no telão como exemplo.
Segundo o jornal, "a possível candidatura de Doria à Presidência em 2018 ainda é motivo de controvérsia na cúpula do PSDB, especialmente nos entornos de Aécio e Alckmin, mas ganhou terreno em grupos que identificam a apresentação de um nome 'novo' como a melhor alternativa para o partido superar sua crise de imagem".
Atualmente, Bolsonaro chega a ficar em primeiro lugar na preferência de setores do eleitorado – mais escolarizados e que declaram renda mais alta – outrora alinhados com o PSDB.
O único tucano testado pelo Datafolha que recupera parte desse espaço é Doria, cujo potencial para "herdar" eleitores de Bolsonaro caso vá ao segundo turno contra Lula é maior que o de Aécio.
Enquanto isso, Aécio continua apostando, claro, na política tradicional:
"É natural que muitos eleitores flertem com outras candidaturas. No momento do voto definitivo, eles vão votar no caminho seguro, do aprofundamento das reformas e da experiência na gestão, que é o PSDB." (O Antagonista)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Followers