terça-feira, 8 de maio de 2018

Bahia: A barragem do Itapicuru Açu em Ponto Novo transbordou. Mas, alegria de ribeirinhos pode durar pouco


Rui Costa dará ordem de serviço da interligação da barragem de Ponto Novo e Pedras Altas - a insensibilidade do governador é revoltante


A alegria dos ribeirinhos, pode durar muito pouco, pois o governo da Bahia, demonstra não dar a mínima para o sofrimento do povo que vive as margens do ITAPICURU AÇU. O cara passou o mandato inteiro sem recuperar uma nascente, sem revitalizar o rio, sem ligar para o sofrimento do povo do Alecrim e sem revitalizar também o Rio MIRIM, mas, quer continuar com seu projeto ambicioso de lucrar economicamente e politicamente com as águas do nosso amado rio.

A única coisa que fez um tal fusegate caro na barragem de PONTO NOVO, o que demorou muito para as águas do rio transbordarem e saltar por cima do paredão de concreto. Passou o mandato inteiro sem fazer uma única barragem e ainda deixou que o uso descontrolado da água nas irrigações, secasse o rio, como nunca visto na história do ITAPICURU AÇU. No entanto, agora, como Deus é maravilhoso e enviou muita chuva nesse inicio de ano de 2018, as barragens acima de Ponto Novo, a de PINDOBAÇU e do Aipim, encheram, tendo como consequência um volume formidável que também encheu, mesmo devagar a de PONTO NOVO. Porém, numa demostração de arrogância de uso político dessas águas, como também de uso econômico e por acordos com políticos da região, o governador insensível Rui Costa, deu duas notícias muito ruins para os ribeirinhos de Espanta Gado, ITIÚBA e tantas outras localidades - já divulgou que irá reiniciar o projeto de irrigação, que todos sabemos, foi uma das causas do rio ter secado tanto; a outra notícia dada agora é que toda vez que a barragem tiver cheia, como está agora, eles irão interligar a barragem de PEDRAS ALTAS, município de Capim Grosso. Isso é um absurdo! O cara não quer mesmo que nosso rio corra mais como era antes! Isso é desesperador!

O Rio Itapicuru não é nem da Embasa, nem da Cerb e nem do governo, para ele usar as preciosas águas dessa forma! Ele que faça um projeto eficiente para revitalizar o Rio MIRIM, assim como também o ITAPICURU AÇU, e não fazer essa armengagem, podendo arruinar os dois rios de uma vez, interligando as duas bacias!

De acordo com assessoria do Governador da Bahia, Rui Costa, o mesmo estará no município Capim Grosso nesta quarta-feira, dia 09 de maio. Na agenda do mesmo consta que ele dará a ordem de serviço para início das obras de construção do Sistema Adutor de interligação das águas da barragem de Ponto Novo à barragem de Pedras Altas, beneficiando 22 municípios. Segundo o governador Rui Costa com esse Sistema Adutor quando a barragem de Ponto Novo estiver cheia ou transbordando, essa água vai ser transposta e levada para a barragem de Pedras Altas. E da mesma forma vai acontecer no sentido inverso, quando a barragem de Pedras Altas estiver cheia trasbordando, assim a água de lá seria transposta para a barragem de Ponto Novo.

Da redaçã odo C7 NOTÍCIA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Google+ Followers