terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Queimadas Bahia: ao julgar recurso, TCM mantém rejeição das contas de 2015 do ex-prefeito Tarcísio Pedreira

  2015 do ex-prefeito Tarcísio Pedreira
Queimadas Bahia: ao julgar recurso, TCM mantém rejeição das contas de 2015 do ex-prefeito Tarcísio Pedreira

Julgamento do TCM


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negou nesta terça-feira (7) provimento ao pedido de reconsideração do ex-prefeito de Queimadas, Tarcísio Pedreira, e manteve a decisão que opinou pela rejeição das contas da sua gestão relativas ao exercício de 2015. As contas haviam sido rejeitadas em razão da realização de despesas com pessoal em percentual superior a 54% da receita corrente líquida, em descumprimento ao imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mas a defesa do ex-prefeito recorreu. Também foram mantidas as multas de R$ 57,6 mil, em razão do descumprimento do limite para gastos com pessoal, e a de R$ 4 mil pelas ressalvas contidas no parecer técnico elaborado pelos auditores do TCM. No recurso, o gestor solicitou que a responsabilização pelo extrapolamento do limite da despesa com pessoal não seja baseada na análise puramente matemática do índice, devendo se embasar no exame da causalidade entre a conduta do gestor e o aumento da despesa ou redução da receita corrente líquida que determinaram o percentual atingido. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, no entanto, afirmou que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige da administração a ação planejada e transparente de prevenção de riscos e impõe medidas de correção de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. Desta forma, em se tratando de despesa com pessoal, a busca por tal equilíbrio exige que o gestor esteja sempre atento ao produto de sua arrecadação para promover a tempo os necessários ajustes de seus gastos discricionários à realidade dos recursos auferidos. Notícias de Santaluz

Gostosa! Anna Lima posa de biquíni e exibe barriga chapada em gravação na praia

Anna Lima, Luma Costa e Juliana Alves (Foto: Reprodução/Instagram)

'Gravando Sol Nascente com as amigas', escreveu ela, que aparece ao lado de Luma Costa e Juliana Alves no clique, postado


Nesta segunda-feira, 6, o dia de Anna Lima começou na praia. Mas o motivo foi o trabalho: a atriz começou a semana gravando cenas da novela das seis da Globo, "Sol Nascente". No clique compartilhado em seu perfil no Instagram, a atriz de 43 anos posa de biquíni e exibe a barriga chapada, ao lado de Luma Costa e Juliana Alves, que contracenam com ela. "Gravando Sol Nascente com as amigas", escreveu ela. A boa forma de Anna Lima não é à toa. A atriz é vista com frequência se exercitando na orla da Zona Sul do Rio, dando uma corridinha, e até em aulas de pole dance.

Perigo no céu! 20 asteroides passarão perto da Terra até o fim desta semana

  20 asteroides passarão perto da Terra até o fim desta semana
Asteroides como os dessa semana são pequenos e passam perto da Terra com frequência, não oferecendo riscos em função do tamanho e distância (iStock/20 asteroides passarão perto da Terra até o fim desta semana)

Segundo relatório da Nasa, a maior parte chegará perto do planeta entre terça e quarta-feira, Cientistas dizem que fenômeno é comum e não oferece perigo


De acordo com relatório da Nasa, vinte asteroides devem passar perto da Terra até este domingo. A informação é do Near Earth Object Program, divisão da agência espacial americana que monitora constantemente Objetos Próximos à Terra (NEOs, na sigla em inglês). A maior parte dos eventos está concentrada nesta terça-feira e quarta-feira – ao todo, são esperados doze asteroides passando próximo de nosso planeta nos dois dias. Segundo os cientistas, apesar de a quantidade parecer alta, o fenômeno é comum e nenhum deles passará próximo de nosso planeta o bastante para ser considerado uma ameaça.

Objetos próximos à Terra 


NEOs são corpos celestes como cometas ou asteroides que foram empurrados pela gravidade de planetas próximos e têm uma órbita próxima à Terra. Segundo os critérios da Nasa, considera-se que um objeto é um NEO quando ele passa pelo nosso planeta a uma distância menor que 1,3 unidades astronômicas (cada unidade astronômica equivale a aproximadamente 150 milhões de quilômetros). Para fazer uma comparação, a Lua encontra-se a 384.400 quilômetros da Terra, e a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a apenas 400 quilômetros – o que significa que mesmo que um objeto seja considerado um NEO, ele está bem longe de nosso planeta e, talvez, jamais entre em contato conosco algum dia. Por essa razão, eles não são considerados um perigo. Segundo o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os asteroides que passarão por nós durante a semana são considerados pequenos e relativamente comuns. “Para os maiores, com tamanhos superiores a três quilômetros, a frequência é extremamente baixa”, afirma. Segundo Mello, considerando a escala de Torino, que vai de zero a dez e geralmente é utilizada pelos astrônomos para medir o grau de periculosidade de um NEO de acordo com seu tamanho e distância, todos os asteroides previstos para os próximos dias apresentam grau zero.

Asteroides da semana 

Só nesta terça-feira, nove desses NEOs, classificados como asteroides, passarão perto da Terra – o maior deles, identificado como 2016 YT8, tem um diâmetro que varia entre 220 e 490 metros e deve passar a uma distância de 2,6 milhões de quilômetros. O que chegará mais perto, no entanto, é o 2017 BM93, que deve se aproximar nesta quarta-feira. Com um diâmetro entre 13 e 28 metros, o corpo celeste ficará a uma distância de 1,3 milhão de quilômetros da superfície do planeta. Apesar da proximidade, asteroides com órbitas semelhantes, identificados pela sigla “Apollo”, são muito comuns – estima-se que cerca de 62% de todos os asteroides conhecidos pertençam a esse tipo e, geralmente, não representam nenhuma ameaça. Além dos asteroides, um cometa também está previsto para cruzar os céus no sábado. Identificado como 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, o corpo celeste é o único que apresenta um tamanho que poderia ser considerado um risco potencial, com seus cerca de 1,6 quilômetro de diâmetro. “Mas ele passará bem distante, a 32 vezes a distância Terra-Lua, então podemos ficar tranquilos”, afirma Mello. A frieza dos cientistas em relação ao tema se dá porque um time internacional de astrônomos costuma vasculhar o céu em busca desses objetos que passam perto de nosso planeta para calcular e prever suas órbitas — e a possibilidade de impacto com a Terra. Programas como o Near Earth Object Program, da Nasa, e o semelhante da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgam relatórios atualizados sobre o assunto, com informações e revisões constantes de especialistas. No Brasil, um dos lugares que faz o monitoramento desses objetos é o Sonear (sigla para Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research), um observatório particular perto de Oliveira, cidade a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Composto por um trio de astrônomos amadores mineiros, o observatório já encontrou quatro cometas e 25 NEOs desde que começou a funcionar, em dezembro de 2013.

Gostosa! Denise Rocha exibe cinturinha impressionante em manhã na praia

Gostosa! Denise Rocha exibe cinturinha impressionante em manhã na praia

 Loira cheia de curvas


Denise Rocha aproveitou a manhã, para colocar o bronzeado em dia. A modelo mostrou sua cintura fininha em série de fotos publicadas no Instagram.





A gostosa Bailarina do Faustão Karina Barros, pede namorada em casamento no topo da Pedra, no Rio

  casamento no topo da Pedra, no Rio
A gostosa Bailarina do Faustão Karina Barros, pede namorada em casamento no topo da Pedra, no Rio

Apaixonada pela Pedra Bonita da Gávea


A bailarina Karina Barros, do Balé do Faustão, pediu a namorada, Camila, em casamento, no topo da Pedra Bonita, localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Rio. “Eu planejei tudo”, contou ela ao Gshow. “Comprei as alianças e contei apenas para um amigo, que foi com a gente e me ajudou a fazer tudo”. O local escolhido tem tudo a ver com o casal. “O lugar é especial para nós”, afirmou. “Ela gosta muito de escalar, de fazer trilha, e é apaixonada pela Pedra da Gávea. E a Pedra Bonita fica justamente de frente para a da Gávea, tendo toda a vista de fundo.” Mesmo tendo apenas 19 anos, Karina garante que não teve dúvidas da decisão e que sua atitude foi muito bem pensada. “Sou muito nova, mas encontrei uma pessoa especial e não poderia deixar isso passar”, avaliou. “A gente já mora junto. Então foi uma decisão bem fácil. A gente já sabe que a nossa convivência é boa”. Segundo a bailarina, familiares e amigos das duas comemoraram a novidade. “Os meus amigos amaram quando souberam”, disse. “E meus pais ficaram preocupados, mas gostaram muito, porque confiam no nosso relacionamento e sabem o quanto ela me faz feliz”. Karina e Camila se conheceram numa balada e depois descobriram que estavam na mesma turma na faculdade. “A gente é mais da vibe natureba, só que numa sexta-feira eu resolvi ir para uma balada e a gente se viu”, contou. “Eu tinha ido só na intenção de dançar mesmo e a gente não ficou. Na segunda-feira, no primeiro dia de aula da faculdade, ela estava na minha sala. Realmente era para ser”. Natural de Volta Redonda (RJ), Karina estreou no Balé do Faustão em abril de 2016. Na época, ela tinha apenas 18 anos e se tornou a caçula do elenco do programa.



Sair do desemprego: Concursos oferecem mais de 10 mil vagas em todo o país; confira

  10 mil vagas em todo o país


Para quem está em busca da tão sonhada estabilidade no mercado de trabalho, o concurso público tem sido uma saída, principalmente diante dos altos índices de desemprego, que já atinge 12,3 milhões de brasileiros. Fomos em busca de onde há processos seletivos abertos no Brasil. No momento são 94 concursos públicos no país que estão com inscrições e reúnem mais de 10 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. 

Confira:
Corpo de Bombeiros de Pernambuco Inscrições até 26 de março com salários de R$ 2.319,88, nível médio.
Prefeitura de Anchieta (SC) Inscrições até o dia 23 de fevereiro, salários de R$ 3.733,78, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Barra Bonita (SC) Inscrições até o dia 23 de fevereiro, salários R$ 2.632,86, nível fundamental, médio e superior .
Prefeitura de Russas (CE) Inscrições até o dia 23 de fevereiro, salários de R$ 8.599,00, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de São João do Oeste Inscrições até o dia 23 de fevereiro, salários de R$ 1.215,74, nível fundamental.
Câmara Municipal de Palma Sola (SC) Inscrições até 23 de fevereiro, salários de R$ 937,00, ensino fundamental.
Prefeitura de Cravinhos (SP) Inscrições até 23 de fevereiro, salários de R$ 2.417,62, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Catanduvas (SC) Inscrições até o dia 23 de fevereiro, salários de R$ 5.351,20, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Descanso (SC) Inscrições até o dia 22 de fevereiro, salários de R$ 17.638,78, nível fundamental, médio e superior .
Prefeitura de Clementina (SP) Inscrições até o dia 22 de fevereiro, salários de R$ 2.193,60, nível superior.
Ministério Público de Minas Gerais Inscrições até o dia 22 de fevereiro, salários de R$ 26.125,17, nível superior.
Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Inscrições até o dia 22 de fevereiro, salários de R$ 9.570,41, nível superior.
Tribunal de Justiça do Paraná Inscrições até o dia 21 de fevereiro, salários de R$ 5.516,61, nível médio.
Conselho Regional de Educação Física da 15ª Região Inscrições até o dia 21 de fevereiro, salários de R$ 2.524,46, nível médio e superior.
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Bento do Sul (SC) Inscrições até o dia20 de fevereiro, salários de R$ 4.712,44, nível superior.
Câmara Municipal de Currais Novos (RN) Inscrições até o dia 20 de fevereiro, salários de R$ 1.800,00, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Celso Ramos (SC) Inscrições até o dia 20 de fevereiro, salários de R$ 14.820,52, ensino fundamental, médio e superior.
Universidade Federal Fluminense (UFF) Inscrições até o dia 20 de fevereiro, salários de R$ 3.868,21, nível fundamental, médio e superior.
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 24ª Região Inscrições até o dia 20 de fevereiro, salários de R$ 1.320,00, nível médio.
Prefeitura de Celso Ramos (SC) Inscrições até o dia 20 de fevereiro, salários de R$ 14.820,52, nível fundamental, médio e superior.
Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região Inscrições até o dia 20 de fevereiro, salários de R$ 2.500,00, nível médio e superior.
Prefeitura de Maceió Inscrições até o dia 19 de fevereiro, salários de R$ 6.158,07, nível fundamental, médio e superior.
Aeronáutica (Guaratinguetá-SP) Inscrições até o dia 17 de fevereiro, nível médio.
Prefeitura de Embu das Artes (SP) Inscrições até o dia 17 de fevereiro, nível médio.
Prefeitura de Belo Horizonte Inscrições até o dia 16 de maio, salários de R$ 7.630,26, nível superior.
Prefeitura de Sul Brasil (SC) Inscrições até o dia 16 de fevereiro, salários de R$ 10.703,30, nível fundamental, médio e superior.
Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) Inscrições até o dia 15 de março, salários de R$ 10.285,00, nível médio e superior.
Prefeitura de Itapiratins (TO) Inscrições até o dia  15de fevereiro, salários de R$ 1.490,44, nível fundamental e médio.
Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto (RJ) Inscrições até o dia 15 de fevereiro, salários de R$ 8.795,73, ensino fundamental, médio e superior.
Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul S.A Inscrições até o dia 15 de fevereiro, salários de R$ 6.026,62, nível médio e superior.
Prefeitura de Quatiguá (PR) Inscrições até o dia 15 de fevereiro, salários de R$ 6.927,70, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Santo Antônio do Içá (AM) Inscrições até o dia 14 de fevereiro, nível fundamental, médio e superior.
Tribunal Regional Federal da 2ª Região Inscrições até o dia 14 de fevereiro, salários deR$ 27.500,17, nível superior.
Conselho Regional de Medicina do Maranhão Inscrições até o dia 13 de fevereiro, salários de R$ 1.188,00, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Porto Belo (SC) Inscrições até o dia 13 de fevereiro, salários de R$ 1.853,45, nível fundamental, médio e superior.
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região Inscrições até o dia 13 de fevereiro, salários de R$ 3.319,47, nível médio e superior.
Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte Inscrições até o dia 12 de fevereiro, salários de R$ 3.573,51, nível médio e superior.
Companhia de Gás do Ceará – Cegás Inscrições até o dia 10 de fevereiro, salários de R$ 7.289,63, nível médio e superior.
Prefeitura de Cambuci (RJ) Inscrições até o dia 10 de fevereiro, salários de R$ 1.474,19, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Guaraciaba (SC) Inscrições até o dia 10 de fevereiro, salários de R$ 17.547,48, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Uiraúna (PB) Inscrições até o dia 10 de fevereiro, salários de R$ 880,00, nível médio.
Conselho Regional do Distrito Federal Inscrições até o dia 09 de março, salários de R$ 5.055,00, nível fundamental, médio e superior.
Câmara Municipal de São José do Rio Pardo (SP) Inscrições até o dia 09 de março, salários de R$ 4.971,23, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Japaraíba (MG) Inscrições até o dia 09 de fevereiro, salários de R$ 2.676,74, nível superior.
Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe-RS) Inscrições até o dia 9 de fevereiro, salários de R$ 4.317,87, nível médio e superior.
Companhia Paranaense de Energia (Copel) Inscrições até o dia 9 de fevereiro, salários de R$ 7.274,77, nível médio e superior.
Prefeitura de Tenente Ananias (RN) Inscrições até o dia 9 de fevereiro, salários de R$ 1.640,19, nível fundamental, médio e superior .
Prefeitura de Tarumirim (MG) Inscrições até o dia 9 de fevereiro, salários de R$ 4.586,83, nível fundamental, médio e superior.
Ministério Público de Goiás Inscrições até o dia 8 de fevereiro, salários de R$ 2.926,34, nível fundamental.
Polícia Militar do Distrito Federal Inscrições até o dia 08 de fevereiro, salários de R$ 11.894,25, nível superior.
Prefeitura de Anita Garibaldi (SC) Inscrições até o dia 08 de fevereiro, salários de R$ 5.972,91, nível fundamental, médio e superior.
Tribunal de Justiça de Minas Gerais Inscrições até o dia 8 de fevereiro, nível superior em direito.
Prefeitura de Amparo (SP) Inscrições até o dia 07 de fevereiro, salários de R$ 5.352,25, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Chavantes (SP) Inscrições até o dia 07 de fevereiro, salários de R$ 1.739,70, nível médio e superior.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Inscrições até o dia 07 de fevereiro, salários R$ 3.868,21, nível médio e superior.
Prefeitura de Juiz de Fora (MG) Inscrições até o dia 06 de março, salários de R$ 2.769,57, nível superior.
Fundação Municipal de Cultura (FMC) Inscrições até o dia 06 de março, salários de R$ 4.126,80, nível médio e superior.
Prefeitura de Cariri do Tocantins (TO) Inscrições até o dia 6 de fevereiro, salários de R$ 1.900,00, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Terra Boa (PR) Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 1.198,18, nível médio e superior.
Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Maranhão Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 3.000,00, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Áurea (RS) Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 7.507, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Palmeira (PR) Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 2.227,20, nível médio e superior.
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Inscrições até o dia  06 de fevereiro, salários de R$ 8.208,60, nível superior.
Prefeitura de Flores da Cunha (RS) Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 5.941,97, nível fundamental e superior.
Hemocentro do Distrito Federal Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 5.820,00, nível médio e superior.
Prefeitura de Santo Antônio do Leste (MT) Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 14.479,20, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Áurea (RS) Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 7.507,08, nível fundamental, médio e superior.
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cafelândia (SP) Inscrições até o dia 06 de fevereiro, salários de R$ 3.400,00, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Gurjão (PB) Inscrições até o dia 05 de março, salários de R$ 11.700,00, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Cachoeiras de Macacu (RJ) Inscrições até o dia 05 de março, salários de R$ 1.161,00, nível médio.
Governo de Rondônia Inscrições até o dia 01 de março, salários de R$ 9.028,76, nível fundamental, médio e superior.
Polícia Militar de Minas Gerais Inscrições até o dia 29 de março, salários de R$ 3.278,74, nível superior.
Prefeitura de Iapu (MG) Inscrições até o dia 23 de março, salários de R$ 7.000,00, nível médio, técnico e superior.
Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais Inscrições até o dia 23 de março, salários de R$ 5.378,29, nível médio e superior.
Prefeitura de Senador Modestino Gonçalves (MG) Inscrições até o dia 23 de março, salários de R$ 6.017,82, nível fundamental, médio e superior.
Celg Geração e Transmissão (Celg GT) Inscrições até o dia 23 de março, salários de R$ 7.890,24, nível médio e superior.
Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás Inscrições até o dia 23 de fevereiro, salários de R$ 937,00, nível fundamental e médio.
Prefeitura de Nova Era (MG) Inscrições até o dia 23 de fevereiro, salários de R$ 2.539,91, nível médio e superior.
Conselho Regional de Biologia da 1ª Região Inscrições até o dia 17 de março, salários de R$ 6.625,21, nível superior.
Prefeitura de Dona Emma (SC) Inscrições até o dia 14 de fevereiro, salários de R$ 13.775,52, nível fundamental e superior.
Prefeitura de Simão Pereira (MG) Inscrições até o dia 13 de março, salários de R$ 2.704,87, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Três Pontas (MG) Inscrições até o dia 12 de fevereiro, salários de R$ 2.942,10, nível médio e superior.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Inscrições até o dia 10 de março, salários de R$ 4.180,66, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Canarana (MT) Inscrições até o dia 09 de fevereiro, salários de R$ 14.422,16, nível fundamental, médio e superior.
Prefeitura de Moema (MG) Inscrições até o dia 07 de março, salários de R$ 6.600,00, nível fundamental, médio e superior.
Câmara Municipal de Altinópolis (SP) Inscrições até o dia 07 de março, salários de R$ 5.319,36, nível médio e superior.
Marinha Inscrições até o dia 06 de março, nível fundamental.
Prefeitura de Turvolândia (MG) Inscrições até o dia 04 de abril , salários de R$ 1.259,00, nível fundamental, médio e superior.
Tribunal de Justiça do Paraná Inscrições até o dia 03 de março, nível superior em direito.
Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região inscrições até o dia 02 de março, salários de R$ 3.712,35, nível médio e superior....

Ladrões de gado atacam: 19 bois gordos são roubados entre Baixa Grande e Mundo Novo

  Baixa Grande e Mundo Novo
Ladrões de gado atacam: 19 bois gordos são roubados entre Baixa Grande e Mundo Novo

Insegurança na Bahia


Roubadas 19 cabeças de bois gordos com o ferro em destaque na foto, na Fazenda Camapuan, localizado entre Baixa Grande e Mundo Novo. O gado foi embarcado na madrugada desta terça-feira, 07 de fevereiro de 2017. Informações ligar para a delegacia de Baixa Grande: (074) 3258-1206.

Seca prolongada, faz Barragem da Leste entra em colapso e moradores de Queimadas e Santaluz passam a receber água em regime de racionamento

  receber água em regime de racionamento
Com a falta prolongada de chuvas, a reposição da água na Barragem da Leste ficou muito abaixo do necessário | Foto: Reprodução

Crise hídrica grave


Com a estiagem prolongada que atinge a região, a água do Rio Itapicuru, que abastece os municípios de Queimadas e Santaluz, atingiu o nível mais baixo das últimas décadas, inviabilizando o abastecimento regular para os dois municípios. Diante deste cenário, a Embasa terá que implantar um sistema de racionamento de água e os moradores dos dois municípios precisarão se unir aos esforços do Governo do Estado para enfrentar o agravamento da seca na região.

A Barragem da Leste, onde é realizada a captação da água para abastecimento, represa água proveniente do Rio Itapicuru. Com a falta prolongada de chuvas, a reposição da água na barragem ficou muito abaixo do necessário. Por isto, segundo a Embasa, os mais de 50 mil moradores dos dois municípios deverão adotar medidas que reduzam o consumo em suas casas e estabelecimentos comerciais e ficar atentos ao calendário de abastecimento, economizando água o máximo possível.

De acordo com o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto, a distribuição de água tratada nesse regime é a única forma de garantir a continuidade do serviço até que seja finalizada uma obra emergencial que vai trazer água da Barragem de Camandaroba. “A população deve fazer o consumo racional da água, evitando desperdício e usos menos importantes como irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas, áreas externas, entre outros”, diz.

Ações emergenciais – Conforme a Embasa, a obra emergencial consiste na implantação de um sistema de captação e uma nova adutora, que trará água da Barragem do Camandaroba até a Estação de Tratamento de Queimadas, com investimentos da ordem de R$ 3,3 milhões e previsão de início já no próximo dia 10 de fevereiro. Outra ação emergencial adotada pela Embasa, em parceria com a Casa Civil, o Inema e a Policia Militar, é a retirada de dezenas de barragens clandestinas de pequeno e médio porte que foram construídas irregularmente ao longo do Rio Itapicuru e que vêm impedindo a água da Barragem de Ponto Novo de chegar até a Barragem da Leste.  

A Embasa ressalta que vai adotar todas as medidas necessárias para diminuir os impactos da falta de água, mas alerta que “é preciso que toda a população se una nesta importante missão, fazendo o uso racional e consciente de cada gota”.



Atendimento e orientação ao usuário


Os usuários dos serviços da empresa poderão obter esclarecimentos e orientações no escritório local da Embasa no seu município ou pelo serviço de teleatendimento, através do número 0800 0555 195.
Segundo a Embasa, um calendário especificando as áreas e os dias de fornecimento de água nos municípios de Queimadas e Santaluz será distribuído aos moradores juntamente com a conta de água. O calendário de abastecimento também trará orientações sobre a prestação do serviço nesse período.
Dicas da Embasa para economia de água
– Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Atenção: ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do equipamento.
– Acumule as roupas e lave de uma vez. Se for lavar à mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Depois, jogue a água da lavagem de roupas em um balde e use na limpeza da casa.
– Não use água para limpar a calçada, o passeio ou o quintal. Use uma vassoura.
– Não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia.
– Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador pode reduzir o consumo de água em até 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de microjatos.
– Na hora de molhar as plantas, use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.
– Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.
– Ao lavar o carro, em vez de usar mangueira, use balde.
– Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.
– Se possível, substitua vasos sanitários antigos, que consomem mais água, por modelos novos, com a descarga acoplada e dois fluxos (de 3 e 6 litros).
Notícias de Santaluz

Gostosas molhadas: Juliana Alves, Anna Lima e Luma Costa gravam de biquíni no Rio

  de biquíni no Rio
Luma Costa (Foto: Agnews)

Atrizes - que vivem, respectivamente, Dora, Paula e Elisa na trama - se divertiram muito em cenas da novela 'Sol Nascente', na praia de Grumari.


Juliana Alves, Anna Lima e Luma Costa gravaram com o elenco de "Sol Nascente" na Praia de Grumari, na Zona Oeste do Rio. Durante as cenas, as atrizes - que vivem respectivamente Dora, Paula e Elisa - , brincaram na água e se divertiram muito. Nada mau para esta segunda, 6, quando os termômetros do Rio já registravam, até as 13h, a máxima de 37ºC. O trio de atrizes mostrou também que os corpões vão muito bem, obrigada. Juliana, que desfilará mais uma vez como rainha de bateria da Unidos da Tijuca, no carnaval carioca, também já está pronta para brilhar na Marquês de Sapucaí. Anna Lima, aos 42 anos e a mãe de Tom, 14 anos, e Davi, 9, representa uma linha de alimentos light e não deixa de se exercitar. Corridinhas na praia e até o pole dance fazem parte de sua rotina de exercícios
















Juliana Alves na gravação de "Sol Nascente"(Fotos: Agnews)

Encrencas do presidente: Empresas de tecnologia vão à Justiça contra bloqueio a imigrantes

 contra bloqueio a imigrantes
Medida do presidente impede que cidadãos de sete países de maioria muçulmana entrem nos EUA (SAUL LOEB/AFP)

Nos Estados Unidos, 97 empresas, - incluindo gigantes como Apple, Facebook, Microsoft, Twitter, Uber e Netflix - buscam a anulação da medida


No último domingo, 97 empresas de tecnologia – incluindo Apple, Facebook, Microsoft, Twitter, Uber e Netflix – apresentaram à 9ª Corte de Apelações do Circuito, em São Francisco, uma ação judicial contra a ordem executiva do presidente Donald Trump que barra imigrantes de sete nações de maioria muçulmana no país. De acordo com as companhias, que querem que a administração Trump volte atrás, a medida “viola as leis de imigração e Constituição”. Segundo o documento, a proibição é “uma mudança súbita nas regras que regem a entrada nos Estados Unidos e está causando danos substanciais às empresas do país”.

A ação judicial enfatiza o importante papel da imigração na economia americana. “Os imigrantes fazem muitas das maiores descobertas e criam algumas das empresas mais inovadoras e icônicas do país”, diz o documento. A medida do presidente impede que cidadãos de sete países de maioria muçulmana entrem nos Estados Unidos por 90 dias – e que refugiados de qualquer país entrem em 120 dias. Também impede indefinidamente os refugiados sírios de ingressarem no país.

A moção foi arquivada na 9ª Corte de Apelações do Circuito, que, na manhã do último domingo, negou o pedido de emergência do governo americano para retomar a proibição de viagens. As empresas de tecnologia americanas estão entre os setores com mais voz e influência. Nos últimos meses, elas vêm se pronunciando em assuntos políticos, tendo muitos funcionários estrangeiros em seus quadros. O CEO da Uber, Travis Kalanick, abandonou na quinta-feira o conselho consultivo de negócios da Trump, citando a proibição. “A ordem executiva está ferindo muitas pessoas em comunidades em toda a América”, escreveu Kalanick em um memorando para os funcionários. “As famílias estão sendo separadas, as pessoas estão presas no exterior e há um medo crescente de que os EUA já não são um lugar que acolhe imigrantes.” O governo Trump deve justificar sua ordem executiva nesta segunda-feira, depois de um juiz federal em Seattle tê-la bloqueado com uma ordem de restrição temporária na última sexta-feira.

Crueldade na Bahia: Seguranças de ensaio do Harmonia são mortos e têm corpos queimados no Pituaçu

  têm corpos queimados no Pituaçu
Crueldade na Bahia: Seguranças de ensaio do Harmonia são mortos e têm corpos queimados no Pituaçu

A violência não para na Bahia e toma conta de Salvador


Três seguranças terceirizados foram baleados no estacionamento do estádio de Pituaçu, em Salvador, na tarde desta segunda-feira, 06 de fevereiro de 2017. De acordo com a Central de Polícia, duas vítimas ainda tiveram os corpos incendiados. A terceira vítima chegou a ser socorrida pela Samu, foi levada para o Hospital Roberto Santos, no Cabula, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo testemunhas, dois homens armados atiram nas vítimas, que estavam chegando para trabalhar, na passarela de Pituaçu. O crime aconteceu por volta das 17h15. Os profissionais eram contratados pela Empresa Leal Segurança Patrimonial e faziam a segurança da 'A Melhor Segunda-feira do Mundo', que acontece sempre às segundas-feiras. Ainda não há informações sobre a identidade do suspeito. A assessoria do Harmonia do Samba confirmou que a festa desta noite foi cancelada. No comunicado, a banda lamentou o ocorrido, se solidarizou com as famílias das vítimas e falou sobre os ingressos para o evento. A quinta edição deste ano teria a participação de Xande de Pilares, Ferrugem, Mumuzinho e Dilzinho.

Febre amarela em Itiúba! Bahia registra 11 casos suspeitos em 2017

  2017  Itiúba tem um caso
Febre amarela em Itiúba! Bahia registra 11 casos suspeitos em 2017

Risco de espalhar na região


Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta segunda-feira (6), a Bahia registrou 11 casos suspeitos de febre amarela em 2017. Ainda de acordo com a Sesab, os casos foram registrados em seis municípios: Coribe (4 casos), Teixeira de Freitas (3), Itiúba (1), Itamaraju (1), Mucuri (1) e Nova Viçosa (1). Desses, dois foram descartados após exames laboratorialmente e nove casos permanecem em investigação. Desde a última terça-feira (31) que, em Salvador, para ter acesso à vacina contra a febre amarela é necessário apresentar um comprovante de viagem para uma das regiões identificadas como áreas de risco da doença. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a decisão tem como objetivo diminuir a procura de pessoas que não correspondem ao público alvo do calendário de vacinação, que é formado por crianças e viajantes em risco. Fonte: G1 BA

Eventos celestes: Policiais gravam meteoro cruzando o céu no centro-oeste dos EUA


Não ficou claro se o objeto celeste se desmanchou na atmosfera ou se chegou a atingir o Lago Michigan


Um meteoro foi avistado na madrugada desta segunda-feira em diversas cidades do centro-oeste dos Estados Unidos. Policiais dos Estados de Wisconsin e Illinois registraram imagens do objeto brilhante por volta da 1:30, no horário local (5:30 em Brasília). Segundo a Sociedade Americana de Meteoros, pelo menos 185 pessoas disseram ter visto o corpo celeste durante a noite. O clarão foi acompanhado de um estrondo que fez tremer algumas casas em Wisconsin, informou o jornal USA Today.

De acordo com o meteorologista Jeff Last, do Serviço Nacional de Clima, não ficou claro se objeto se desmanchou na atmosfera ou caiu, possivelmente no Lago Michigan. Em um dos vídeos, captado pelo Departamento de Polícia de Madison, é possível ver o objeto atravessando o céu próximo à Universidade de Wisconsin. A sede de Chicago do Serviço Nacional de Clima também publicou imagens do meteoro nas redes sociais, registradas pela câmera de um carro de polícia em Lisle, Illinois.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Google+ Followers