sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Segurança pública na Bahia: Concursos para PM e bombeiros acontecem até abril; serão quase 3 mil vagas

  serão quase 3 mil vagas
Segurança pública na Bahia: Concursos para PM e bombeiros acontecem até abril; serão quase 3 mil vagas

Chances de emprego e carreira militar


O governador Rui Costa anunciou na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa que o concurso para os bombeiros e Polícia Militar da Bahia, anunciado no ano passado, acontece até abril. Serão duas mil vagas para soldados da PM, 60 para oficiais, 750 vagas para soldados do Corpo de Bombeiros e 30 para oficiais da mesma corporação. O certame será para repor os servidores que vão se aposentar ou estão prestes a fazê-los. Para melhorar a infraestrutura aos policiais, ele anunciou também a troca de todas as viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil e o investimento de 260 milhões em ampliação do videomonitoramento em salvador. Fundo Penitenciário Entre os projetos prioritários a serem enviados pelo Executivo para a Assembleia Legislativa este ano está a criação de um Fundo Penitenciário. O governador anunciou que tem o objetivo de igualar o número de presos ao de vagas na Bahia, apesar de alegar que o estado é a unidade federativa do Brasil com a menor proporção de presos e vagas. “Estamos finalizando a abertura de 5.035 novas vagas no sistema prisional baiano”, apontou o governador. 

Quatro presídios do estado estão construídos e nos últimos ajustes para o funcionamento e, juntos tem capacidade para cerca de duas mil vagas. Atualmente, o déficit de vagas no estado é entre duas e três mil vagas. Ainda na questão penitenciária, o governador anunciou que vai investir mais em condições para a aplicação de penas alternativas, evitando que o preso que cometeu crimes de menor gravidade se misture com aqueles envolvidos no crime organizado. Ele salientou que o estado permite que em 16 cidades presos cumprem penas alternativas prestando algum serviço público, sob monitoramento do estado. 

 Integração com a população Destacando os avanços que houveram na relação entre a polícia militar e a população civil com a implantação das Bases Comunitárias de Segurança, Rui revelou que vai aprofundar mais esta relação através da implantação de centros olímpicos no interior do estados abertos à comunidade em dez quarteis da PM. “Com isso chamamos a juventude para a prática esportiva e integramos nossa polícia com a comunidade”. O governador revelou que as reuniões do Programa Pacto pela Vida serão realizados no interior do estado. Segundo Rui, a medida visa reduzir os índices de crimes violentos e letais fora da capital. Ele anunciou que com o programa conseguiu essa diminuição por dois anos seguidos em Salvador e Região Metropolitana.

Insegurança na Bahia: Homens armados assaltam perfumaria no Centro de Ponto Novo

  Centro de Ponto Novo
Insegurança na Bahia: Homens armados assaltam perfumaria no Centro de Ponto Novo

Violência no interior


Dois homens assaltaram uma perfumaria no centro de Ponto Novo, na tarde desta sexta-feira (03). Segundo informações, os criminosos armados anunciaram o assalto, rendendo os atendentes do estabelecimento e ordenando que deitassem no chão. Após a ação, os meliantes fugiram em um veículo levando uma quantia em dinheiro não especificada. Ninguém ficou ferido. O que chamou atenção foi o fato da ação ter ocorrido por volta das 16h na Rua Bela Vista, a principal da cidade. Fonte: Web Interativa

Bandidos tombaram! Assista: Vídeos mostram troca de tiros entre assaltantes e policiais que terminou com sete mortes no norte de Minas.

  sete mortes no norte de Minas.
Bandidos tombaram! Assista: Vídeos mostram troca de tiros entre assaltantes e policiais que terminou com sete mortes no norte de Minas.

Encararam a polícia e se deram muito mal!


Imagens de câmeras de segurança flagram ação de criminosos no Norte de Minas Gerais em um banco da cidade de Mato Verde. A Polícia Civil conseguiu interceptar os bandidos e houve troca de tiros. Sete homens morreram ao tentar assaltar a agência do Banco do Brasil com explosivos. Os vídeos mostram os suspeitos com armas longas e atirando contra os policiais. Também mostra correria e eles sendo atingido. 

 O primeiro vídeo tem 30 segundos. Ele mostra quando dois criminosos passam andado por uma rua, e um terceiro atrás. Em um determinado momento, um dos bandidos cai no chão. Parece ter sido alvejado. Mesmo caído, ele atira contra os policiais e se arrasta para o canto. Os outros dois homens, se escondem. Nas imagens dá para ver fumaça dos tiros atingindo as paredes. A segunda imagem, que tem 44 segundos, mostra um outro ponto. Um criminoso, tentando fugir dos disparos dos policiais, passa correndo com uma arma longa nas mãos. O homem chega a se abaixar. Clarões que mostram os disparos aparecem a todo momento, assim como uma fumaça quando os tiros acertam o chão ou as paredes. Pouco tempo depois, o bandido foge e sai do quadro. Segundo o delegado Renato Nunes Henriques, chefe do 11º departamento da Polícia Civil de Montes Claros, que comandou a operação, a quadrilha é de São Paulo e responsável por ataques recentes a agências bancárias em outras cidades do Norte de Minas, como Monte Azul e São João do Paraíso. 

O bando vinha sendo monitorado pela Polícia Civil, que descobriu a intenção dos bandidos em realizar um novo ataque ao Banco do Brasil de Mato Verde e preparou uma ação surpresa. Como estratégia, os policiais ocuparam quartos em um hotel que fica em frente à agência bancária, onde ficaram posicionados atiradores de elite. A polícia também ocupou uma escola que fica na mesma rua do banco. A ação envolveu cerca de 40 homens da Polícia Civil. 

De acordo com o delegado Renato Nunes Henriques, às 3h, os bandidos chegaram em frente à agência bancária em uma caminhonete, cinco na cabine e três na carroceria do veículo. Eles estavam fortemente armados com fuzis, metralhadoras, carabinas e pistolas. Renato Nunes disse que foi dada voz de prisão aos bandidos, que reagiram imediatamente com disparos em direção aos policiais, sendo iniciada a troca de tiros. “Mas, como éramos em vantagem numérica e adotamos o fator surpresa, alcançamos um bom resultado na ação”, afirma o delegado. 

Os policiais se posicionaram nas janelas do hotel e do prédio da escola e se protegeram atrás das paredes. Assim, nenhum deles ficou ferido. Os oito bandidos foram alvejados e sete deles morreram. O único que sobreviveu foi um homem identificado como Wellington Goulart de Aguiar, que seria o líder da quadrilha. Ele levou três tiros nas pernas e em um bos braços. Foi socorrido e está em hospital da região, sob escolta policial. O delegado Renato Nunes informou que o bando desarticulado em Mato Verde não se limitava a explosão de caixas eletrônicos. Eles também entravavam nos prédios dos bancos e explodiam os caixas-fortes das agências. Com a ação de hoje, Nunes espera que esse tipo de ataque não se repita na região. (Fonte: Estado de Minas / Reportagem: João Henrique do Vale e Luiz Ribeiro) 
 Assista aos vídeos abaixo:




Bahia: Prefeitura de Santaluz divulga 1ª lista de convocação de aprovados em concurso público


  convocação de aprovados em concurso público
Bahia: Prefeitura de Santaluz divulga 1ª lista de convocação de aprovados em concurso público

Veja os convocados


A primeira lista de convocação de candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura de Santaluz realizado em 2016 foi divulgada na tarde desta sexta-feira (3). A relação está no edital 001/2017, que vai ser publicado no Diário Oficial do Município.
Clique aqui para conferir a lista de convocados.
Nesta etapa, foram convocados 66 aprovados que devem atuar em cargos de agente ambiental (gari), auxiliar de obras, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, motorista, agente tributário, auxiliar de creche, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, assistente social, enfermeiro, médico clínico plantonista, psicólogo e psicopedagogo.
Os convocados, ou seu procurador legal, devem se apresentar em cinco dias úteis, contados a partir de 8 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Departamento de Recursos Humanos da prefeitura, localizado na Avenida Santa Luzia, s/n, 1º andar (no fundo da Igreja Universal do Reino de Deus, para entregar os documentos e os exames médicos relativos aos procedimentos admissionais informados no edital.
Caso não apresente toda a documentação exigida no prazo estabelecido, o candidato não poderá ser nomeado e, consequentemente, tomar posse no cargo para o qual foi aprovado. 
Notícias de Santaluz

Vergonha e revolta para o povo da Bahia! Médicos do Hospital Estadual da Criança, em Feira, param atividades por atraso em salário

Atendimento de urgência e emergência estão mantidos na unidade | Foto: Divulgação

Enquanto políticos tem o Sírio Libanês, nós ficamos sem médico por falta de pagamento de salários! Triste


Os médicos do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana paralisaram as atividades por tempo indeterminado desde a quinta-feira (2), por conta do atraso no salário do mês de dezembro, de acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA). De acordo com o G1, com a paralisação, estão suspensas consultas ambulatoriais, recebimentos de pacientes transferidos de outras unidades médicas do estado para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas, UTI neonatal, enfermarias e emergência, além de atendimentos não emergenciais no pronto de socorro. O atendimento de urgência e emergência, além da assistência aos pacientes já internados, estão mantidos. Cerca de 150 médicos estão sem receber os vencimentos, conforme o Sindimed. Em nota, o hospital informou que os salários serão depositados “assim que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizar o repasse devido de tal competência”. Procurada pelo G1, a Sesab informou que foi pago em dezembro o valor de R$5.098.000 para a administração da unidade.

Absurdo total! Presente do Temer: Lei das Telecomunicações, que pode dar R$ 90 bilhões às operadoras, é encaminhada à sanção

 é encaminhada à sanção
Absurdo total! Lei das Telecomunicações, que pode dar R$ 90 bi às operadoras, é encaminhada à sanção

Temer e Gilberto Kassab presenteiam as Teles e o STF finge que não vê


O projeto de lei 79/2016, que reformula o marco regulatório das telecomunicações no país, não deve ser devolvido ao Senado para novas discussões. Se for sancionado pelo Executivo, as operadoras de telefonia podem ficar com quase R$ 90 bilhões em bens que hoje pertencem à União. De acordo com a legislação atual, vigente desde 1997, todos os ativos públicos, a exemplo de equipamentos e prédios que foram concedidos às operadoras durante a privatização no setor, deveriam retornar ao poder Executivo em 2025 – ano em que acabam as concessões atuais. Com a reformulação, todos esses ativos devem passar para o domínio das empresas. O governo permite ainda que elas solicitem uma autorização para prestar seus serviços. Como contrapartida, elas se comprometeriam a fazer investimentos equivalentes. O texto foi encaminhado pelo senador Renan Calheiros (PMDB) ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, na última quarta (1º) – um dia antes do peemedebista deixar a presidência do Senado. "Vamos estudá-la e sancionar com vetos ou integralmente a possibilidade de reenvio para o Congresso", afirmou o ministro ao Estado de S. Paulo. Mas o projeto ainda enfrenta resistência da oposição, que apresentou um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles podem a suspensão da tramitação do projeto, que modifica a Lei das Telecomunicações.

Comentário: Michel Temer, governo como se não tivesse que dar satisfação ao país. Além do último ato de nomear Moreira Franco, denunciado 34 vezes em delações, para blindá-lo, ele apoia a eleição das piores figuras pra presidir Câmara e senado, escolhe os piores líderes no congresso, como também apoia Lobão pra CCJ, como se fosse um senador admirado. Agora junto com Kassab, comete uma barbaridade, presenteando as operadoras com bilhões do povo brasileiro... Vergonha!

Nova lei das telecomunicações... Roubo legalizado.



Antes de deixar Senado, Renan Calheiros envia PL das Teles para sanção presidencial

  

Justiça cara! Maria do Socorro confirma que TJ-BA precisará de suplementação para pagar salários

  suplementação para pagar salários


O judiciário não fará ajuste fiscal?


A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro, confirmou ao Bahia Notícias, nesta quinta-feira (2), que a Corte precisará de uma suplementação orçamentária para pagar os salários dos servidores e magistrados nos meses de novembro e dezembro deste ano (clique aqui e saiba mais). No detalhamento de gastos do TJ para este ano, é possível observar que os recursos para pagar salários nos dois últimos meses do ano estão muito abaixo da média dos outros meses, oscilando em torno de R$ 47 milhões. “O país está em crise, em todos os setores, principalmente orçamentária. A crise política, efetivamente, gera crise orçamentária. A expectativa nossa é muito grande, porque existe uma necessidade de suplementação, mas ainda não sabemos se vamos conseguir, ou não. Vai depender da situação do próprio país, do governo e de como as coisas vão se encaminhar até lá”, afirma. Em paralelo a isso, os servidores do tribunal cobram reposição inflacionária do governador Rui Costa, e reclamam que estão sem o reajuste desde 2015. Ainda nesta quinta, a desembargadora publicou um decreto para aumentar o valor do auxílio-alimentação de servidores e magistrados para R$ 1 mil (veja aqui).

Comentário: Será que a justiça não fará ajuste fiscal, nem buscará diminuir salários e regalias? Perguntar não ofende...

Médica Gabriela Munhoz do Sírio Libanês que vazou dados sigilosos de Marisa é demitida

  desligamento da médica Gabriela Munhoz
Médica Gabriela Munhoz do Sírio Libanês que vazou dados sigilosos de Marisa é demitida


Sírio Libanês anuncia demissão de médica que vazou diagnóstico de Marisa Letícia. Gabriela Munhoz espalhou as informações sigilosas para colegas de profissão em grupo de WhatsApp. Ela chegou a sorrir ao ler reações sádicas de outros médicos


A médica Gabriela Munhoz, 31, foi demitida do Hospital Sírio-Libanês. O anúncio foi feito oficialmente nesta sexta-feira (3). Gabriela divulgou em um grupo de WhatsApp reservado para colegas de profissão os resultados sigilosos de exames da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva. A partir daí, reações inescrupulosas foram registradas e médicos explicaram até procedimentos para matar a esposa de Lula — caso do neurocirurgião Richam Faissal Ellakkis. Em determinado momento, o médico residente em urologia Michael Hennich ‘brincou’ quando Gabriela disse que dona Marisa não tinha sido levada, ainda, para a UTI: “Ainda bem!”. 



A jovem médica respondeu com risadas. “O Sírio-Libanês tem uma política rígida relacionada à privacidade de todos os seus pacientes e repudia a quebra do sigilo de pacientes por qualquer profissional de saúde. Por não permitir esse tipo de atitude entre seus colaboradores, a instituição tomou as medidas disciplinares cabíveis em relação à médica, assim que teve conhecimento da troca de mensagens”, disse o hospital, em nota.Segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), de acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico “permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade”. Também não é permitido “liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa”, esta última em situação de sindicância ou processo ético-profissional. “No cenário de doentes ‘notáveis’, a informação para o público deve ocorrer por meio de boletim médico autorizado pelo paciente ou responsável”, diz o Cremesp. Dona Marisa Letícia teve morte cerebral decretada nesta quinta-feira (2) após a realização de um exame doppler craniano. Depois do resultado do doppler, a família autorizou o início do procedimento para a doação de órgãos. A ex-primeira-dama sofreu um AVC hemorrágico há dez dias.

Crise hídrica na Bahia: Gerente da Embasa anuncia racionamento de água em Capim Grosso

  racionamento de água em Capim Grosso
Crise hídrica na Bahia: Gerente da Embasa anuncia racionamento de água em Capim Grosso

E o governo o que tem feito pra amenizar a crise?


Paulo, gerente da Embasa, Capim Grosso, em entrevista a uma rádio local na última quarta-feira, 01, falou dos problemas enfrentados na última semana no tocante ao abastecimento de água da cidade, por conta do fornecimento de energia que foi interrompido em alguns momentos, tendo como resultado dificuldades para ajustar o abastecimento, que segundo o gerente está em quase 100% em toda a cidade. Paulo explicou que a Embasa trabalha com sistemas integrados, citando como exemplo, o sistema de Capim Grosso, com o sistema da adutora do Sisal, um depende do outro para o abastecimento fluir normalmente, caso contrário a população não será atendida na sua totalidade e fez um alerta para toda a população da região, por conta da baixa na quantidade de água da Barragem de Pedras Altas, fonte que fornece água para 22 localidades da Adutora do Sisal, com um público estimado de 250 mil pessoas, uma campanha praticamente em todos os sistemas da região norte do estado será desenvolvida pela Embasa, com o objetivo de conscientizar a população a usar água com responsabilidade, caso contrário poderemos ter problemas. A barragem de Pedras Altas está situada na bacia hidrográfica do Rio Itapicuru, junto ao Distrito de Pedras Altas. A obra foi realizada pela Cerb e concluída em 2001. Tem uma extensão de 1.110 m por 23 m de altura. Ela foi concebida tendo um extravasor no trecho central em concreto compactado a rolo e fechamento lateral das ombreiras com maciço de terra, além de torre de tomada d´água, casa de controle e galeria de descarga de fundo, a sua capacidade é de 36 milhões de metros cúbicos de água, por conta da estiagem, atualmente com cerca de 12 milhões de metros cúbicos de água, uma diferença que tecnicamente sinaliza preocupação, frisou o gerente. Sobre a questão do uso consciente dos recursos hídricos por cada cidadão que impliquem na economia deste recurso tão precioso, assegurando a maior durabilidade possível da água disponível na Natureza, independentemente da quantidade de chuvas, do número de habitantes locais ou da expectativa de existência de alternativas tecnológicas, estará sendo garantido o futuro de outras gerações. Outra informação passada pelo gerente girou em torno da barragem localizada no Rio Jacuípe, no limítrofe dos municípios de Jacobina e Mairi. Construída na década de 80 pela Cerb. Altura máxima de 41,0 m por 1.560m de comprimento. Na época, ela construída para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio que lhe dá o nome ao longo de uma extensão de 180km, até a sua confluência com o Paraguaçu, com capacidade para 360 milhões de metros cúbicos de água, atualmente com cerca de 42 milhões de metros cúbicos de água. Paulo falou ainda sobre o sistema de abastecimento da zona rural, com registros na casa de 250 km de rede envolvendo os municípios de Capim Grosso, Caém e Jacobina. Quanto ao número de ligações em Capim Grosso, sede, São José do Jacuípe, Itatiaia, Várzea do Meio, Pereira e Riacho da Onça, o escritório com sede em Capim Grosso registra em torno de 18 mil ligações. Por fim, falou sobre a qualidade da água que chega cair muitas vezes na torneira com tom bem diferente e com mau cheiro. “Esse problema acontece muitas vezes por alguma ponta de rede, situação essa que é resolvida com descargas periódicas na rede. O cidadão que registrar essa situação na sua casa deve manter contato com a Embasa, no 3651-1414, para os devidos procedimentos”, concluiu Paulo. Texto: Arnaldo Silva – DRT - 2805.

Gostosa! Carolina Portaluppi posta foto usando biquininho vermelho e exibe curvas

  biquininho vermelho e exibe curvas

A filha de Renato Gaúcho compartilhou a foto no Instagram e ganhou inúmeros elogios. 'Sempre exuberante', escreveu um fã.


Carolina Portaluppi apostou em um biquíni sexy e vermelho para curtir as praias do Rio. Ela compartilhou a imagem no Instagram nesta quinta-feira, 2, e recebeu diversos elogios na rede social. "Eita mulher bonita, no campo de futebol, na praia... sempre exuberante, sexy e bela!", escreveu um seguidor da moça. "Super sereia", bincou outro. Praiera, a filha de Renato Gaúcho não poupa nos cliques em cenários paradisíacos. Frequentadora assídua da praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, ela vem aproveitando o verão carioca nos últimos dias.





Gostosa! Carolina Portaluppi posta foto usando biquininho vermelho e exibe curvas

Gostosa e sensual! Cleo Pires exibe bumbum em clique de calcinha ousado e causa ilusão de ótica

  calcinha ousado e causa ilusão de ótica
Gostosa e sensual! Cleo Pires exibe bumbum em clique de calcinha ousado e causa ilusão de ótica

"Você não pode fazer coisas épicas com pessoas básicas", escreveu a atriz na legenda 


Cleo Pires arrancou elogios de seus fãs  e ainda causou uma ilusão de óticas em seus seguidores. Ela postou um clique em seu Instagram em que aparece de costas, exibindo uma calcinha nude, que destacou o derriere da atriz. Sexy, como sempre, né? Como já era esperado, os fãs se derreteram em elogios. "Meu Deus do céu", "Que gata!" e "Maravilhosa" foram alguns dos comentários recebidos pela atriz, que costuma exibir sem vergonha o corpo nas redes sociais. Ementrevista recente à Glamour, Cleo falou sobre sua forma atual e revelou sentir orgulho de tudo, até mesmo dos "defeitinhos" que diz possuir. "Eu tenho muita aceitação e amor pelo meu corpo. Sou baixa, tenho minhas curvas e gosto de ser como eu sou. Gosto de achar beleza nos meus defeitos".


Cleo Pires  (Foto: André Passos)

Gostosa! Luciana Gimenez posta foto nua e diz que quer aparecer: "Senão seria freira"

gostosa - Luciana Gimenez posta foto nua e diz que quer aparecer
Luciana Gimenez posta foto nua e diz que quer aparecer

Quem reparou que ela está com sapatos diferentes?


Luciana Gimenez compartilhou em seu Instagram uma foto em que aparece completamente nua nesta quinta-feira, 24, com apenas uma bolsa Hermés bapho para tampar seu corpo. Na legenda, ela falou que estava na dúvida sobre qual sapato usar, mas quem reparou nisso? "Qual sapato? Dúvida cruel", escreveu. Diante a foto polêmica, não faltaram críticas à atitude da apresentadora. "Só tá faltando a melancia no pescoço. Você não precisa disso para chamar atenção das pessoas", bradou Ruggieri Simões. "Nossa, está apelando. Não precisa disso. É linda. Está ficando vulgar", disse Andressa Scudino. Em resposta aos haters, nesta sexta-feira, 25, Gimenez postou a mesma foto, mas de biquíni, e perguntou: "faz diferença?". Em conversa com a Glamour, Luciana assumiu que realmente quer aparecer e não se envergonha disso. "Quero mesmo. Por isso que trabalho com isso, senão seria diretora ou freira", se divertiu. Apesar das críticas, claro que não faltaram brincadeiras com a foto ousada de Luciana, tanto que muita gente se perguntou "que sapato?". Outros mais ousados pediram que a bolsa caísse no chão, já que era o único objeto que estava tampando seu corpo. Outros elogiaram a boa forma de Luciana. "Muito mais bonito de que as meninas de 15 anos de hoje em dia. Parabéns, Luciana Gimenez pela boa forma". Veja outros momentos em que Luciana posou pelada ou quase nua:




Fotos reprodução/Instagram

Gostosa: Anitta adota estampa de unicórnios em maiô - e revela o corpão!

  - e revela o corpão!
Gostosa: Anitta adota estampa de unicórnios em maiô - e revela o corpão!

Anitta mostrou aos fãs que está mesmo com tudo! 


Ela está mesmo com tudo! A cantora adotou um maiô com estampa de unicórnios em seu último clique para um ensaio feito pelo fotógrafo Eduardo Bravin, que a acompanhou ao México. A imagem, que compartilhou no Instagram, prova que ela não está apenas por dentro da tendência: também está com um corpão incrível! Os fãs aprovaram a foto: "diva", "tá linda", "rainha","samba na minha cara mesmo" eram alguns dos comentários. Alguém duvida que ela é mesmo poderosa?


Homem é multado por comparar candidato a prefeito ao 'Dino'

  candidato a prefeito ao 'Dino'

Um internauta que mora em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, foi condenado a pagar R$ 4 mil de indenização à Justiça Eleitoral após comparar um dos candidatos a prefeito da cidade nas Eleições 2016 a Dino, personagem da série "Família Dinossauros". A Justiça também determinou um prazo para que a sátira fosse removida da internet e estipulou multa R$ 9 mil por dia de descumprimento. A ordem foi cumprida a tempo. O alvo da ação judicial é o autônomo Ítalo Batista Soares, de 27 anos. Ele disse ao G1 nesta quinta-feira (2) que não recorreu e que aguarda uma convocação para que sejam definidos o valor final e a forma de pagamento. Enquanto isso, o advogado dele tenta negociar com a coligação "Por Uma Divinópolis Melhor", que o processou. Dela fazia parte o então candidato Luiz Gonzaga Militão (PSDB), de 58 anos, alvo da sátira. Diferente de ofensa, ele poderia ter visto como uma mensagem que o enaltece, pois o personagem Dino representa um pai de família trabalhador e responsável.

Luís Militão foi candidato a prefeito de Divinópolis em 2016 (Foto: PSDB/Divulgação)

Valores são de R$ 4 mil por indenização e R$ 9 mil de multa diária. Autônomo diz que não quis ofender; político alega 'prejuízos à imagem'.


Na publicação feita por Ítalo, Luís Militão foi comparado a Dino da Silva Sauro, patriarca da família mostrada na série americana da década de 1990. O jovem disse que fez "apenas uma piada" e que não tinha o objetivo de ofender. "Diferente de ofensa, ele poderia ter visto como uma mensagem que o enaltece, pois o personagem Dino representa um pai de família trabalhador e responsável", disse o internauta. Depois da publicação, a coligação "Por Uma Divinópolis Melhor", da qual Luís Militão fez parte, ajuizou uma representação eleitoral contra Ítalo por "expressões negativas". Também procurado pelo G1 nesta quinta-feira, Luís Militão disse que se sentiu ofendido pela publicação e deixou o caso sob os cuidados do setor jurídico do partido. Ele afirmou que o ambiente da internet "não pode ser usado de forma ilimitada". Dino, personagem de 'Família Dinossauro' (Foto: Disney/Divulgação) Dino, personagem de 'Família Dinossauro' (Foto: Disney/Divulgação) Ainda em 2016, o Ministério Público e o juiz eleitoral local, Marcelo Salgado, entenderam que o conteúdo publicado por Ítalo Soares era ofensivo. A Justiça determinou então que a postagem satírica fosse retirada da internet, sob risco de multa de R$ 9 mil por dia de descumprimento, e o internauta cumpriu. "Retirei no mesmo dia", afirmou Ítalo. Ele foi notificado no dia 24 de setembro. Disse que procurou a Justiça alegando que a postagem não tinha o objetivo de denegrir a imagem do político. "Não tive resposta e continuo esperando pela convocação judicial, para que possamos definir juntos o valor e a forma de pagamento", relatou. Liberdade Ítalo disse que nunca imaginou ser alvo de uma ação judicial por fazer uma piada eleitoral. "É um absurdo que o caso tenha chegado a esse nível. Se a coligação e o candidato não gostaram, bastaria que me pedissem para apagar. Com certeza eu removeria", afirmou. O ambiente da internet não pode ser usado de forma ilimitada. Felizmente isso está sendo observado pela nossa Justiça. Luís Gonzaga Militão, ex-candidato a prefeito Para o jovem, a decisão judicial fere a liberdade de expressão. "Todas as pessoas públicas estão sujeitas a esse tipo de piada. Se você não consegue entender uma brincadeira de campanha, como esperaria conseguir governar uma cidade durante quatro anos?", questionou. Defesas Após conversar com um advogado na tarde desta quinta-feira, Ítalo Soares acrescentou ao G1 que sua defesa negocia "amigavelmente" com a coligação. "No entanto, a outra parte ficou nervosa com a história. Prefiro não comentar mais nada", finalizou. Questionado pelo G1 sobre a medida judicial adotada contra o internauta, Luís Militão se disse tranquilo em relação à decisão judicial. "Essa comparação causou prejuízos à minha imagem de candidato. É óbvio que uma agressão pessoal como essa prejudica a qualquer um ao criar, de forma pejorativa, uma imagem falsa que corre rápido pelas redes sociais. O ambiente da internet não pode ser usado de forma ilimitada. Felizmente isso está sendo observado pela nossa Justiça", finalizou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Google+ Followers