domingo, 23 de abril de 2017

Já passou da hora de investigar o BNDES



Em sua coluna no Estadão, Celso Ming lembra que já passou da hora de investigar uma das maiores caixas-pretas dos governos Lula e Dilma: a atuação do BNDES. Eis o que escreveu sobre o apoio do banco às estripulias das empreiteiras no exterior:
“A evidência de que não estava tudo dentro dos conformes também no BNDES é o fato de que, a partir de outubro, houve importante mudança de rumos. O BNDES deixou de agarrar-se ao estatuto do sigilo bancário e se dispôs a franquear suas operações. Já não bastam garantias de Estado. Cada projeto de exportação de serviços com cobertura do BNDES tem agora de passar por análises de viabilidade econômica, ambiental e tudo o mais. E das empresas brasileiras encarregadas de operar os projetos passaram a ser exigidos termos de compliance, compromisso de que seus negócios seriam tocados dentro das regras, sem desvios de recursos. Até mesmo contratos antigos foram enquadrados.
Se nada havia de errado com o BNDES e se os contratos de exportação de serviços cumpriam os requisitos que garantiam o retorno dos recursos, por que, então, essa mudança drástica de paradigma? ‘Mudou porque a sociedade brasileira passou a dizer que as regras anteriores não eram suficientes’, responde [Ricardo] Ramos [diretor de Comércio Exterior e Fundos do BNDES].” (O Antagonista)

MPF terá força-tarefa no Rio para investigar operações do BNDES

  


SEN CAIADO TENTA INVESTIGAR BNDES E EMPRÉSTIMOS SECRETOS EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Google+ Followers