terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Seca na Bahia castiga o Itapicuru e o povo sofre! E a solução pra crise hídrica é apenas quebrar barragens? Porque as autoridades se calam e não explicam ao povo?


As barragens secam na longa estiagem na Bahia - Queimadas e Santaluz estão sem água


A Bahia e o Nordeste, sofre em toda sua história com estiagens. Estamos cansados de saber que os governantes nunca se preocuparam com o assunto de verdade, sempre enrolaram, ludibriaram o povo e nunca buscaram resolver o problema. Mas, aqui e ali, alguns governos, como foi o caso de Paulo Souto e César Borges, fizeram grandes obras na nossa região, que sempre foi uma das mais atingidas pela seca, pois estamos dentro do seme-árido nordestino. Porém em mais de uma década de PT na Bahia, nada foi feito, sequer ampliaram as barragens deixadas pelos governos anteriores. A barragem de Ponto Novo por exemplo, sempre foi esquecida, sempre com uma promessa demagógica atrás da outra. E pelo que sabemos, sempre teremos esse problema da seca em nossa região, apensa  temos que achar métodos de conviver com ela.

As cidades de Queimadas e Santaluz, ainda vivem uma fase mais crítica que o Espanta Gado e Ponto Novo, pois os governantes, praticamente ignoraram os problemas e o barro que entupiu a barragem da leste na sede. É uma vergonha, em mais de uma década de governo do PT, nunca terem ampliado, limpado direito a baarragem ou construido uma outra. E pra piorar, vimos uma cena injustificável e indefensável neste último final de semana, que foi o abuso de autoridade de órgãos do governo, entre eles a Embasa, que ao longo dos anos, sempre lucrou bilhões e nunca prestou um bom serviço em nosso estado, chegar quebrando pequenas barragens no Rio Itapicurú Açu, um rio que está destruido, abandonado pelo Inema, Ibama, Embasa e todas as secretárias de recursos hídricos, tanto estaduais, federais ou municipais. Até um tal comitê da Bacia do Itapicurú, nunca ouvimos falar nada de proveitoso que eles tenham feito! É um absurdo alegar que a falta de água em Queimadas seria por causa das barragens pequenas feitas pelos moradores ribeirinhos, pois elas estão lá há anos e nunca foram vistas como problemas, mas, soluções. O hilário é que estes mesmos órgãos que nunca fizeram nada pelo Rio e nem pelos moradores, agora chegam quebram as barragens e multam. Ou seja, nem fazem e nem deixam os moradores se defenderem da seca! Já viu uma barbaridade dessas? Mas, a pergunta que não quer calar é: porque as autoridades do município se calaram com um disparate desses? E de quem foi essa ideia de "gênio"?

Todo mundo sabe que isso é apenas desculpa, pra não fazerem o que tem que ser feito! Ao invés de chegar quebrando barragens, deveriam recuperar e ampliar a barragem do Espanta Gado, construindo uma outra também, em outro local, ampliar ainda as barragens de Ponto Novo e parar de ignorar a destruição do rio! Será que quebrar pequenas barragens vai resolver o problema ou piorar? Se soltando muito mais água de Ponto Novo, a água seca rapidamente, pois só tem areia na margem do rio e em seu leito! E vão ficar pra sempre soltando um chorinho de água, pra ver se chega na Queimadas, ou com essas idiotices, vão acabar deixando todo mundo sem água e ampliado o problema? Perguntar não ofende! A população está apreensiva e querendo respostas inteligentes e não autoritarismos! Queremos saber, quando as autoridades vão levar o problema a sério e agir com inteligência?

Da redação do C7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Google+ Followers