domingo, 22 de janeiro de 2017

Parece piada! Mas, não é. A solução que acharam pra falta de água em Queimadas, foi quebrar as pequenas barragens no Rio Itapicurú!

Barragem da Leste em Queimadas

Quando o governo da Bahia vai agir com seriedade no combate a seca?


Nossa região, vem vivendo uma crise hídrica terrível há muitos anos. Há uma alternância, com alguns anos melhores e outros mais rigorosos, mas, a verdade é que vem há muito tempo o grave problema de estiagens. E pra nossa alegria e mais comodidade, o ex-governador Paulo Souto fez 3 importantes barragens na nossa região, sendo uma em Pindobaçu, a outra em Ponto Novo e a terceira em Pedras Altas. Se não fosse isso, estaríamos fritos, pois se dependesse do governo do PT, já teríamos morridos todos. Pois vimos bem a incompetência na questão da transposição do São Francisco, que até hoje não se concluiu, com a Lava Jato mostrando bem o porque não concluiu, com Lula, Wagner e mais um monte de petista, envolvidos nas delações. E aqui também, Jaques Wagner teve 2 mandatos sem fazer nada pelos recursos hídricos de nossa região, sempre prometendo ampliar a barragem de Ponto Novo e fazer outros ao longo do rio, mas, saiu, colocou seu sucessor e nada. Rui Costa está ai há um mandato e meio e até hoje, nunca fez nada! Não ampliou a barragem de Ponto Novo, não investiu nos assentamentos, não fez novas barragens e praticamente abandonou Queimadas.

No sábado (21) e domingo (22), equipes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que a décadas nunca buscou fazer nada pra resolver os problemas da crise hídrica e só lucra com os rios da Bahia, retiraram cerca de 20 barramentos clandestinos encontrados em propriedades rurais dos municípios de Queimadas e Itiúba. As ações foram acompanhadas por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e policiais militares de Queimadas e da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 6º Batalhão de Polícia Militar de Senhor do Bonfim. Eles sabem muito bem que isso não resolve nada, as barragens nunca foi o problema da falta de água, mas, é apenas um show pirotécnico, pra dizer que estão fazendo alguma coisa, quando passam décadas e décadas e nunca fizeram nada! O governo de Rui Costa, não moveu uma palha nesse seus anos de governo pra resolver o problema e ainda a barragem que os pobres agricultores fizeram pra enfrentar a seca, eles vem e destróem, sem uma solução que resolva o problema. 

Segundo segundo eles, as irregularidades foram identificadas pela empresa após a liberação, na sexta-feira (13), de água da Barragem de Ponto Novo, localizada em Itiúba, para a Barragem Leste, que fica em Queimadas e encontra-se em estado crítico de captação de água devido à estiagem. Mas, isso não convence, pois se tivessem liberado água o suficiente, ela teria chegado lá. E outra coisa, que devemos ter em mente é que mesmo em tempos de chuva forte, a barragem de Queimadas, assim que estia, seca rapidamente. O que o governo do estado a inútil Embasa, deveriam fazer, era resolver o problema e não ficar inventado factoides.


A água que seria utilizada para o abastecimento emergencial dos municípios de Queimadas e Santaluz estava sendo captada clandestinamente pelas barragens construídas nas propriedades vistoriadas e até o último sábado (21) não havia chegado a adutora da Leste, utilizada como manancial de abastecimento para as duas cidades. Eu só quero é ver com que cara esses técnicos vão ficar, quando ver que a água, não irá chegar da mesma forma, mas, que caso chegue, acabará rapidinho da mesma forma. E ai, além de não resolverem o problema desses municípios, vão agravar o problema dos pobres moradores ribeirinhos. E esta a solução que o governo de Rui Costa tem para os baianos? Essas pequenas barragens estão ai há anos e nunca foram vistas como problema! O PT está no governo há mais de uma década, mas, o que foi feito no combate a seca? Já ampliaram alguma das barragens que acharam prontas? Já fizeram alguma recuperação da bacia do Itapicurú, que está toda destruída? Onde estava o Inema, quando destruíam toda mata ciliar do Rio? E o Ibama vai deixar destruir o bioma da caatinga até virar pó? Só se vê caminhões e mais caminhões de madeira, cortadas no município, de fazendas de fazendeiros irresponsáveis e onde está o Ibama e o Inema?





Todos sabem muito bem que isso é apenas pirotecnia, não vai resolver nada. Mesmo que água liberada de Ponto Novo chegue lá, quanto tempo vai durar pra secar, naquela barragem da Leste que só tem lama? É esta a solução que a Embasa tem? Uma empresa que lucra bilhões por ano e não investe em saneamento?


E cadê o plano emergencial de levar água do açude em Queimadas, se afrouxaram por causa da pressão do PT de Itiúba? Porque só falam grosso, na hora de vir quebrar barragens de moradores no Rio Itapicurú? É uma piada! Sem graça, mas, é uma piada...


Fonte do vídeo:  WhatsApp  de moradores

É um absurdo uma cidade centenária como Queimadas, não ter uma grande barragem e incrivelmente, sempre é a barragem que seca primeiro! Ainda não entendi o porque disso, mas, imagino que é porque está toda soterrada de areia. O governador Rui Costa ou a Embasa, pouco me importa quem, já fez uma baita crueldade, quando na seca recente, deixou povoados como Alecrim e outros sem água, sem querer soltar água da barragem de Pedras Altas, mas, agora, pasmem os caros amigos leitores, fiquei sabendo de uma outra barbaridade que nunca tinha visto falar na minha vida! Que foi uma equipe que passou pelo Rio Itapicurú, quebrando barragens! Sim! Isso mesmo, quebrando barragens, pra supostamente, a água descer até Queimadas!



Só pode ser piada! Pois a barragem grande de Ponto Novo, solta muito mais água e a água não chega em Queimadas, então será que quebrar pequenas barragens, que logo estarão secas, vai resolver o problema? É esta a solução que o fraco governo do estado e a secretária de recursos hídricos achou pra resolver o problema? Será que eles mesmos sabendo que todo ano tendo seca e nunca terem se preocupado com o  rio e nem em fazer novas barragens, agora ainda vem pra cá quebrar as poucas barragens pequenas? Isso é um absurdo! E dizem até que vão quebrar também a barragem do Espanta Gado. Abrir uma canaleta, vai servir de que, se toda a água que soltam em Ponto Novo, sequer chega na Queimadas e quando chega seca logo? O prefeito de Queimadas, precisa e ir ao governador, atrás de uma obra grandioso pra ampliar a barragem de Queimadas, pois este município é centenário e merece mais respeito do governo da Bahia!



O mais engraçado é que nunca vimos o Ibama se preocupar com a destruição do rio, das matas ciliares e da caatinga, mas, agora aparece fazendo pirotecnia que eles sabem que não resolve... um absurdo! E onde estava o Inema, quando as margens do rio eram destruídas e matas ciliares arrasadas, aumentando a seca e aterro do rio?

Conforme foi apurado ainda pela reportagem, os responsáveis pelas propriedades onde foram encontradas as irregularidades foram multados pelo Inema. Ou seja, eles nunca trouxeram nenhuma solução, nunca ajudaram a combater a seca, nunca construíram uma barragem em lugar nenhum, mas na hora de perseguir o cidadão e multar, ai são muito ágeis e bons de caneta! As vistorias foram suspensas neste domingo no distrito de Espanta Gado, em Queimadas, e devem recomeçar nesta segunda-feira (23) até o povoado de Ponto Novo, em Itiúba. O que vemos é Embasa,  se calar e não mostrar nenhuma solução pro problema.




Da redação do C7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Google+ Followers